segunda-feira, 16 de abril de 2012

LINHAS DE COTA

                     

                                                         Linha de cota 


Objetivo: Criar uma seqüência de Cotas horizontais ou verticais, dependendo da inclinação relativa entre a linha referência e o desenho existente.
O comando detecta automaticamente os elementos de desenho que são interceptados durante a inserção da linha de cota, inserindo então, as distâncias adequadas.

Comando

O comando Cota Ortogonal é uma outra maneira de criar linhas de cota do tipo Horizontal ou Vertical. Esse comando procura identificar, com base apenas nos pontos informados, se a cota será horizontal ou vertical.
  • Linha de cota ortogonal - Ponto inicial: [entre com o primeiro ponto base]
Após a entrada do primeiro ponto, o programa mostra uma linha  ligando o ponto inicial ao cursor. Essa linha      “elástica” indica a linha base a partir da movimentação do cursor.
Linha base
Linha base
  • Linha de cota ortogonal - Ponto final: [entre com o segundo ponto base]
Após a entrada do segundo ponto, a linha base das cotas está definida. Todos os elementos de desenho interceptados por esta linha serão cotados.
Se a inclinação da reta definida pelos dois pontos for inferior a 45º, o programa interpreta que será criada uma linha de cotas horizontais. Caso contrário,  cria cotas verticais.
Posicionamento da cotaPosicionamento da cota
Posicionamento da cota em função da inclinação
  • Linha de cota-Posição: [entre com a posição da linha de cota]
O terceiro ponto selecionado indica a posição da linha de cota. As intersecções ao longo da linha base são ordenadas e, para cada par, é inserida uma cota horizontal ou vertical.


Linha de Cota


Linha de Cota



Nenhum comentário:

Postar um comentário